Acidentes de trânsito mata mais de um milhão de pessoas ao ano

Agência EFE

MADRI - Os acidentes de trânsito causam mais de 1,2 milhão de mortes a cada ano no mundo todo, segundo dados da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, que editaram conjuntamente um "Guia Prático de Segurança Viária'. A Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e a Aliança Mundial anunciaram a publicação do guia coincidindo com a Semana Mundial sobre Segurança Viária das Nações Unidas, realizada entre os dias 23 e 29 de abril.

O autor do projeto, Gerard Lautrédo, considera que se deve atuar "de maneira imediata', já que 'hoje em dia, os acidentes de trânsito deixam um saldo de mais de 1,2 milhão de mortos por ano no mundo, e 50 milhões de feridos graves'.

Os números são muito similares aos das principais doenças que vitimam a população mundial, como a tuberculose e a malária.

Somente nos países da União Européia, cem pessoas morrem a cada dia morrem em acidentes de trânsito. O Guia Prático de Segurança Viária foi criado 'como uma caixa de ferramentas úteis', na qual se resume o impacto e o alcance dos acidentes de trânsito; suas causas; medidas de precaução e cerca de 20 recomendações práticas.