Erupção de vulcão na Colômbia obriga a evacuação de municípios

Agência EFE

BOGOTÁ - O vulcão Nevado del Huila, no sul da Colômbia, entrou em erupção na madrugada desta quarta-feira, o que obrigou a evacuação dos habitantes das localidades vizinhas, informaram as autoridades.

O fenômeno provocou 'avalanchas de grande magnitude' no rio Páez, disse à mídia local Silvia Cedeño, secretária de Governo do município de La Plata, vizinho do vulcão, embora se desconheça se causou vítimas.

Os povoados que foram evacuados estão localizados nas áreas mais altas e nas margens dos rios Páez e Magdalena, que transbordaram em algumas partes de seu leito.

Todos os habitantes de Belalcázar, município de Cauca, na fronteira com Huila, foram evacuados após a detecção dos primeiros efeitos do tremor que provocou as avalanchas de lodo, pedras e troncos procedentes do vulcão.

As informações que chegam da região indicam que várias pontes foram destruídas pela força das águas do rio Páez, por onde passa a avalancha.

As autoridades dos departamentos de Cauca, Huila e Valle del Cauca coordenam operações de ajuda humanitária para o que se presume que possa ser uma emergência de grandes proporções.