Merkel promete a Bono Vox empenho pela África em renião do G8

Agência ANSA

BERLIM - A chanceler alemã Angela Merkel, atual presidente da cúpula do G8 e da União Européia (UE), prometeu ao cantor Bono que a ajuda à África será um tema que será discutido com bastante empenho na próxima reunião do G8, que acontecerá no início de junho na cidade alemã de Heiligendamm.

Em um encontro com o astro da música hoje em Berlim, Merkel assegurou que na reunião serão abordados temas como a questão climática, o desenvolvimento sustentável e sistemas de governo menos corruptos e mais transparentes nos países africanos. Bono, vocalista da banda U2 e uma das personalidades mundiais mais dedicadas ao continente, disse ao final do encontro que Merkel, como presidente do G8, é neste ano a voz mais importante do mundo a favor dos pobres.

- Eu acredito que Angela Merkel está pronta para lutar pelos mais pobres, e que poder garantir aos contribuidores alemães que o dinheiro não ir parar nas mãos de ditadores corruptos - se manifestou Bono.

Para o cantor, a chanceler " uma mulher sábia, que compreende os riscos se uma promessa como essa não for cumprida", e reclamou da falta de ações dos países do G8 para ajudar os países em desenvolvimento. Merkel elogiou o "grande empenho pessoal" de Bono pela causa, informou um porta-voz do governo.

Na reunião do grupo em 2005 em Gleneagles, na Grã- Bretanha, os países do G8 estavam dispostos a renovar a ajuda à África até o final de 2010, entregando cerca de US$ 50 milhões por ano.