Agência EFE
WASHINGTON - Um foguete desenvolvido pela empresa privada americana Space Exploration Technologies (SpaceX) chegou ao espaço nesta terça-feira, depois de ser lançado de uma remota ilha do Pacífico sul, informou o porta-voz da companhia, Elon Musk.
O foguete Falcon 1 partiu às 22h10 (de Brasília) da ilha de Moleka. O local da decolagem foi um campo de provas de mísseis dos Estados Unidos no atol de Kwajalein, nas ilhas Marshall, disse Musk numa entrevista coletiva em Cabo Canaveral (Flórida).
O foguete sofreu um problema na segunda etapa e reentrou na atmosfera antes de completar uma órbita terrestre. 'Achamos que podemos resolver o problema. Foi, definitivamente, um bom dia', comentou Musk.
Fontes da empresa explicaram que o objetivo principal da missão é demonstrar a capacidade de vôo do Falcon 1. Ele poderia ser vendido à Agência de Projetos de Pesquisas Avançadas da defesa, por cerca de US$ 7 milhões.
O lançamento sofreu um atraso devido a um problema nos computadores, mas a segunda tentativa foi bem sucedida.
Segundo Musk, a próxima missão será instalar em órbita um satélite militar de comunicações. 'Não acho que precisamos de outros vôos de demonstração', opinou.
O 'Falcon 1' é um foguete de dois estágios e cerca de 20 metros de altura, movido a oxigênio e querosene líquidos.