Agência EFE
BRUXELAS - A Comissão Européia (CE, órgão executivo da União Européia) abriu hoje uma investigação formal sobre a proposta de aquisição feita pela SFR, que pertence a Vivendi e Vodafone, das atividades de telefonia fixa e acesso à internet da filial francesa da Tele2.
O Executivo do bloco anunciou em comunicado que examinará em detalhes os eventuais efeitos negativos da compra sobre a concorrência nos mercados de TV por assinatura na França, a fim de assegurar o respeito dos interesses dos consumidores.
A CE teme, em particular, que a aquisição deste operador de telecomunicações europeu pela SFR debilite os operadores de ADSL, que são os maiores concorrentes no setor da televisão por assinatura na França.
Isso poderia levar a um aumento dos preços e a uma deterioração da qualidade do serviço, adverte a CE.
A SFR, que tem uma equipe de 8 mil empregados e cujo capital é dividido por Vivendi (56%) e Vodafone (44%), é o segundo operador de telefones celulares na França, com 17,4 milhões de clientes, e está presente na telefonia fixa por meio de uma participação de 40,67% no "número dois' do setor, Neuf Cegetel.
A Tele2 é, por sua parte, uma empresa dedicada à telefonia fixa e móvel, internet e serviços de televisão ADSL na França.