ASSINE
search button

Cadáver do ex-vice-presidente iraquiano é sepultado junto ao de Saddam

Compartilhar

Agência EFE

BAGDÁ - O cadáver do ex-vice-presidente iraquiano Taha Yassin Ramadan, executado na madrugada desta terça-feira, foi sepultado no túmulo onde se encontram os restos do deposto presidente Saddam Hussein. O corpo de Ramadan, envolvido com a bandeira do Iraque, foi enterrado na aldeia de Awja, povoado natal de Saddam, na província de Salah ad-Din, ao norte de Bagdá, após uma cerimônia fúnebre da qual participaram cerca de 1.500 pessoas, disse uma fonte que não quis se identificar.

Segundo a fonte, o cadáver do ex-vice-presidente foi levado ao povoado em uma caravana de veículos policiais que partiu da cidade de Tikrit, aonde o corpo chegou em um helicóptero americano proveniente de Bagdá.

Os restos mortais foram acompanhados por Badr Awad al Bandar, um dos advogados da equipe de defesa no julgamento que condenou Ramadan à morte, disse a fonte. Por sua parte, Sheikh Ali al-Nada, chefe da tribo de Bu Naser, à qual Saddam pertencia, afirmou que 'a filha mais velha de Saddam, Raghad, deu permissão para enterrar Ramadan no mesmo local que seu pai'.

No local, também estão os corpos dos dois filhos do ex-presidente iraquiano, Uday e Qusai, de seu neto Mustafa, de seu meio-irmão Barzan Ibrahim Al-Hassan e do chefe do tribunal revolucionário Awad al-Bandar, que enviou 148 xiitas à forca em 1982 por considerá-los culpados da tentativa de assassinato de Saddam. Ramadan, que foi o 'número três' do regime de Saddam, foi declarado culpado pelo Caso Dujail. Durante o processo, o ex-vice-presidente se declarou inocente o tempo todo e negou qualquer envolvimento no caso.