ASSINE
search button

Trinta pessoas morrem em série de explosões no Iraque

Compartilhar

Agência EFE

BAGDÁ - Pelo menos trinta pessoas morreram hoje e 71 ficaram feridas em uma série de explosões ocorridas em diferentes pontos do Iraque.

Os ataques mais violentos aconteceram no centro da cidade petrolífera de Kirkuk, 250 quilômetros ao norte de Bagdá, onde a explosão de três carros-bomba deixou pelo menos 18 mortos e 37 feridos.

Segundo fontes de segurança citadas pelo canal de televisão 'Al Iraqiya', uma das explosões ocorreu na região de Al-Tissaiyn, no centro da cidade, outra perto da mesquita Al-Haja al-Sabriya e uma terceira em um mercado na área de Dumiz, 5 quilômetros ao sul de Kirkuk.

Este último atentado pode ter sido cometido com um pacote-bomba, e não a partir de um veículo com explosivos, segundo as fontes.

Os incidentes aconteceram quase simultaneamente, disseram as fontes, que não descartaram que o número de vítimas possa aumentar.

Entre os feridos, muitos deles em estado grave, há quatro policiais, segundo as fontes.

Kirkuk, onde vive uma mistura de árabes, curdos e turcomanos, registra freqüentemente ataques contra as tropas americanas e as forças de segurança iraquianas.

Em Bagdá, onde segue em vigor um novo plano de segurança desde 14 de fevereiro, a explosão de uma bomba perto de uma mesquita sunita no centro causou a morte de pelo menos quatro pessoas e feriu 25, segundo fontes da Polícia.

As fontes disseram que a explosão, que atingiu uma área muito movimentada, causou vários danos materiais na mesquita, nos edifícios próximos e em vários veículos.

Além disso, quatro pessoas ficaram feridas na explosão de outra bomba no bairro de Yarf al-Sajr, no sul de Bagdá.

No norte do Iraque, pelo menos três pessoas - entre eles um soldado americano - morreram nas últimas horas e outras cinco ficaram feridas em vários ataques e atentados, segundo o escritório de segurança conjunto americano-iraquiano.

A fonte afirmou que o soldado americano morreu hoje na explosão de uma bomba na passagem de sua patrulha na localidade de Dura, 15 quilômetros ao sudeste de Tikrit, localidade situada 170 quilômetros ao norte de Bagdá.

Outros três militares ficaram feridos em conseqüência da explosão.

As fontes acrescentaram que um soldado iraquiano, pertencente às forças de proteção de instalações petrolíferas, morreu no domingo e outro ficou ferido pelos disparos de um grupo de desconhecidos contra o posto de vigilância onde estavam.

Além disso, um civil morreu e outro ficou ferido no domingo na explosão de uma bomba na passagem do carro onde circulavam perto da localidade de Dujail, 60 quilômetros ao norte de Bagdá, acrescentaram as mesmas fontes.

As forças de segurança iraquianas mataram quatro insurgentes em confrontos travados em Faluja, 50 quilômetros ao oeste de Bagdá, e detiveram trinta pessoas durante uma operação no leste da cidade.

As fontes disseram que, nos combates entre a Polícia iraquiana e os insurgentes, não houve vítimas entre os agentes de segurança.

Além disso, habitantes da zona de Ameriyat al-Fallujah enfrentaram insurgentes que teriam relação com a Al Qaeda.

Em outro incidente, pelo menos trinta moradores dos bairros de Al-Falahat e Al-Halabsa, no leste de Faluja, foram detidos durante uma operação realizada hoje pelas forças de segurança iraquianas.

As fontes, que não explicaram o motivo das detenções, disseram que a operação continua.

No oeste de Faluja, um soldado iraquiano morreu ao ser atingido por franco-atirador perto de um posto de controle conjunto iraquiano-americano.