Agência EFE
NOVA DÉLHI - O Partido do Congresso, que governa a Índia, sofreu nesta terça-feira um sério revés nas eleições regionais realizadas nos estados de Uttaranchal e Punjab, no norte do país, vencidas pelo partido radical hindu BJP e seus aliados. Segundo os resultados divulgados pelo canal 'NDTV', no estado de Punjab, que tem mais de 24 milhões habitante, o Bharatiya Janata Party (BJP), principal legenda da oposição, e seus aliados conquistaram 67 das 116 cadeiras do Parlamento regional, até agora dominado pelo Partido do Congresso.
Em Uttaranchal, com quase 8,5 milhões de habitantes, o BJP também arrebatou o poder de seu oponente ao ganhar 34 das 69 cadeiras. O Partido do Congresso, presidido por Sonia Gandhi, é o principal da Aliança de Unidade Progressista, também integrada por outras forças de esquerda. Essa aliança tirou do BJP o Governo da Índia nas eleições legislativas de 2004 sob a liderança de Sonia Gandhi, nascida e educada na Itália.
No entanto, Gandhi renunciou ao cargo de primeira-ministra diante das fortes críticas da oposição suscitadas por sua origem estrangeira. O cargo foi assumido pelo atual chefe de Governo, Manmohan Singh, seu homem de confiança no Partido do Congresso.