ASSINE
search button

Acordo com Pyongyang mostra caminho para o Irã, diz El Baradei

Compartilhar

REUTERS

DUBLIN - O recente acordo para a suspensão do programa nuclear norte-coreano mostra que os Estados Unidos devem negociar com o Irã para resolver essa outra disputa nuclear, disse na quinta-feira o diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA, um órgão da ONU), Momahed El Baradei, em discurso a universitários do Trinity College, de Dublin.

Ele disse esperar que nas próximas semanas funcionários da agência viajem à Coréia do Norte para iniciar o processo de verificação da suspensão das atividades nucleares. Ele elogiou também a forma como o acordo foi obtido.

- Quando os EUA começaram a conversar diretamente com a Coréia do Norte, começamos a ver resultados, e eu gostaria de ver o mesmo acontecer com o Irã - afirmou. - Temos de parar com essa heresia de falar em ataque militar (ao Irã) - o que seria 'completamente catastrófico e completamente contra-producente', afirmou.

O Ocidente acusa o Irã de desenvolver armas nucleares e conseguiu que a ONU impusesse sanções limitadas ao seu programa atômico, embora a República Islâmica diga que este é voltado apenas para fins pacíficos.

Mas El Baradei disse que só as sanções não vão funcionar. Ele lembrou que, ao contrário da Coréia do Norte, que já testou armas nucleares em outubro, nada indica que o Irã possua bombas atômicas ou esteja perto de obtê-las.

- Então o Irã não é uma ameaça imediata, o que significa que temos amplo tempo para encontrar uma solução. Ambos os lados (EUA e Irã) têm muito a ganhar (com o diálogo) e muito a perder sem diálogo.