Agência EFE
TÓQUIO - Dois esquiadores morreram nesta quarta-feira por causa de um desmoronamento de neve no norte do Japão, enquanto um terceiro que estava desaparecido foi localizado com vida, disseram fontes policiais.
A avalancha aconteceu sobre por volta das 11h20 (0h20 de Brasília) no monte Hakkoda, na província de Aomori (nordeste do Japão), e atingiu um grupo de 24 pessoas, entre eles guias e motoristas, que estavam hospedados em um hotel próximo.
Segundo a agência local Kyodo, 11 pessoas ficaram feridas, entre elas um esquiador dado inicialmente por desaparecido e que acabou sendo achado consciente e levado a um hospital.
Outros 11 integrantes da expedição, que tinha deixado o hotel pela manhã para esquiar, saíram ilesos da avalancha.
Embora inicialmente a Polícia japonesa tenha informado que se tratava de cidadãos estrangeiros, há indícios de que os esquiadores são turistas japoneses, a maioria procedente de Kanto, próxima a Tóquio.
O desmoronamento de neve aconteceu no monte Hakkoda, de 1.585 metros de altitude, logo após a transmissão de um alerta de avalanchas, em meio a condições meteorológicas de três metros de neve, ventos de mais de 100 km/h e pouca visibilidade.
Para os trabalhos de resgate, foram mobilizados membros das Forças de Autodefesa (Exército do Japão). Segundo as autoridades de Aomori, o desmoronamento danificou algumas das rotas de montanha e provocou o fechamento de uma área onde 220 pessoas tinham sido evacuadas previamente.