ASSINE
search button

Chávez estréia lei de poderes especiais criando condecoração

Compartilhar

REUTERS

CARACAS - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, estreou seus poderes legislativos especiais com um decreto que cria a condecoração 'Ordem 4 de fevereiro', que concede honras a quem o acompanhou em sua tentativa de golpe de Estado em 1992, que o lançou à fama.

Chávez recebeu na semana passada poderes especiais da Assembléia Nacional para legislar por um ano e meio em um grande leque de questões, com as quais, segundo ele, levará o país em direção a um modelo de socialismo.

A nova condecoração reconhece 'o heroísmo, a excelência, a auto-negação do serviço, e o patriotismo bolivariano de todas aquelas pessoas militares e civis e os estandartes e unidades militares, os quais, com sua ética e responsabilidade pessoal de servidor público (...) lutaram com valentia contra o velho paradigma da democracia bipartidarista e corrupta', disse o decreto tornado público na segunda-feira.

O presidente da Venezuela entregou no domingo a condecoração a um grupo de militares que o acompanhou na operação, a qual pretendia derrubar o então presidente Carlos Andrés Pérez.

Ainda não se sabe com exatidão qual será o alcance e força dos decretos de lei que o presidente promulgará, é provável que haja uma lei de nacionalizações e leis sobre petróleo envolvidas.