MUNDO
Casa Branca diz respeitar 'escolha democrática' dos italianos
Por JORNAL DO BRASIL
[email protected]
Publicado em 30/09/2022 às 08:39
A Casa Branca declarou nessa quinta-feira (29) que respeita o resultado das eleições parlamentares da Itália, nas quais o partido de extrema direita Irmãos da Itália (FdI), de Giorgia Meloni, saiu vitorioso.
"Depois das recentes eleições, a Itália está em processo de formação de governo. Como dissemos, respeitamos a escolha democrática do povo italiano", disse um porta-voz.
A declaração foi dada em resposta a um questionamento da ANSA sobre o alerta aos democratas feito pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.
"Os EUA estão prontos e impaciente para trabalhar com o novo governo que emerge do processo eleitoral e continuar trabalhando juntos como aliados para avançar nossos objetivos e interesses comuns", acrescentou o porta-voz da Casa Branca.
Hoje cedo, Biden disse que a "sensação clara" é que a coalizão formada pelo FdI, Liga e Força Itália "coloca em risco a democracia e que algo do tipo pode acontecer também em outro lugar", sem especificações.
A frase do democrata, no entanto, contradiz as falas oficiais de Washington desde o anúncio da vitória do partido de extrema direita na Itália. (com agência Ansa)