MUNDO

Jornal italiano ‘Corriere Della Sera’ diz que estado de saúde de Pelé é muito grave

...

Por JORNAL DO BRASIL
[email protected]

Publicado em 22/01/2022 às 19:19

Alterado em 23/01/2022 às 07:36

'Corriere Della Sera' repercute notícia veiculada no site da ESPN Foto: reprodução

Repercutindo notícia do canal esportivo ESPN, o mais importante jornal da Itália diz na edição deste sábado que o estado de saúde do rei do futebol, de 81 anos, é preocupante. A doença de Pelé já teria se estendido ao fígado, intestino e pulmão.

Pelé não desmentiu.

Leia a íntegra da matéria assinada pelos jornalistas Carlos Passerini e Salvatore Riggio.

 

'Pelé e o tumor, o novo alarme: Ele tem metástases no fígado, intestino e pulmão'

"A revelação do ESPN, que a equipe da lenda do futebol de 81 anos não comentou, fala de uma extensão ao fígado, intestino e pulmão do câncer de cólon pelo qual ele havia sido operado em setembro passado

"Estou pronto para jogar noventa minutos e até prorrogação." Em setembro passado, Pelé havia acabado de sair da UTI após uma cirurgia para a retirada de um câncer de cólon . A situação já era grave. Mas mesmo assim, a lenda do futebol de 81 anos tentou tranquilizar o mundo inteiro, preocupado com suas condições de saúde. Com seu sorriso inconfundível, ele concluiu a mensagem no Instagram escrevendo três palavras: "Amor, amor e amor!".

O Rei luta. Ele não parou de fazer isso por um minuto, garantem aqueles ao seu redor. No entanto, a situação é grave, muito delicada. Na quinta-feira, 20 de janeiro, ele passou por uma sessão de quimioterapia e, segundo o site do canal esportivo Espn , teria um tumor no fígado, no intestino e um no pulmão. Internado na quarta-feira, ele permaneceu por 48 horas e recebeu alta "em quadro clínico estável", segundo o boletim do hospital Albert Einstein de São Paulo, que fala apenas do cólon. Nenhuma confirmação ou negação do manager que acompanha o ex-campeão há anos.

 

 

Mas a preocupação é forte, Pelé tem 81 anos e seu físico já é testado por várias operações no quadril que o impedem de andar com segurança há muito tempo, desde a última internação de 2019 em Paris por uma infecção do trato urinário, de uma suspeita depressão de que falava o filho mas que o próprio campeão apressou-se a negar. Pelé não desiste, nunca desistiu. Ele está enfrentando sua provação com a mesma força e a mesma tenacidade que teve em campo e que lhe permitiu ganhar três Copas do Mundo, marcar mais de mil gols, se tornar o Rei, um bom Rei. Sua própria vida foi uma mensagem de esperança para muitos. "O maior sucesso da minha vida não foram as taças ou medalhas, mas saber que ajudei tantos meninos de rua que, olhando para mim, entenderam que lutando se chega a qualquer lugar, porque nada é impossível se você realmente quiser", disse ele em sua última viagem inesquecível a Milão, em 2016. Aquele encontro na sala Buzzati, convidado do Gazzetta, ainda está na lembrança de muitos, mesmo daqueles que nunca o viram jogar. Mostrando sua bengala, essencial para caminhar, sorriu: "A vida é assim, amigos: não é fácil, mas sempre continua, sempre".

Na sexta-feira 21 deixou uma mensagem nas redes sociais para Elza Soares, uma lenda da música brasileira que morreu aos 91 anos : «Um mito da nossa música. Histórico, genuíno, único e inigualável. Hoje ela nos deixa, mas no coração ela sempre será eterna”. Partilhavam as mesmas origens, a mesma extraordinária parábola existencial: cresceram nas favelas, chegaram ao topo do mundo. Mas com o Brasil sempre no coração."

Tags: