Incêndio em prédio de apartamentos em Nova York mata 19, incluindo 9 crianças

...

Dezenove pessoas foram mortas, incluindo nove crianças, e dezenas ficaram feridas em um incêndio em um prédio de apartamentos no bairro do Bronx, na cidade de Nova York, neste domingo (9), de acordo com autoridades municipais.

O prefeito de Nova York, Eric Adams, confirmou que 19 pessoas morreram no incêndio que eclodiu por volta das 11 da manhã em um conjunto habitacional de 19 andares.

No início do dia as autoridades disseram que 32 pessoas foram hospitalizadas com ferimentos graves e cerca de 60 pessoas ficaram feridas no total.

"Perdemos 19 de nossos vizinhos hoje. É uma tragédia além da medida. Junte-se a mim na oração por aqueles que perdemos, especialmente as 9 vidas jovens inocentes que foram interrompidas", escreveu Adams no Twitter.

 

Macaque in the trees
Cerca de 200 bombeiros trabalharam no salvamento das vítimas do incêndio (Foto: Foto: Reuters / Lloyd Mitchell)

 

Um fotógrafo da Reuters no local viu equipes de emergência realizando manobras de ressuscitação em pelo menos oito pessoas em frente ao prédio. Bombeiros com mangueiras estavam trabalhando para tirar a fumaça do prédio e um deles foi visto quebrando uma janela em um andar superior para liberar a fumaça.

A causa do incêndio ainda está sob investigação, disse o comandante do corpo de bombeiros da cidade, Daniel Nigro, a repórteres em uma coletiva de imprensa.

O deputado Ritchie Torres, democrata cujo distrito inclui o edifício, disse que "décadas de desinvestimento" em empreendimentos habitacionais populares como este representam riscos à segurança dos residentes e deixam tais edifícios "totalmente abertos a incêndios catastróficos que podem custar a vida das pessoas. "

O bombeiro Nigro disse que a fumaça se espalhou por todos os andares do prédio, provavelmente porque a porta do apartamento onde começou foi deixada aberta e as vítimas sofreram uma inalação significativa de fumaça.

"Os membros encontraram vítimas em todos os andares e as tiraram em caso de parada cardíaca e respiratória", disse ele.

Cerca de 200 bombeiros ajudaram a apagar o incêndio, e alguns ficaram sem oxigênio em seus tanques, mas avançaram de qualquer maneira para resgatar as pessoas do prédio, disse Adams à CNN no domingo.

Este foi o segundo grande incêndio mortal em um complexo residencial nos Estados Unidos nesta semana, depois que doze pessoas, incluindo oito crianças, foram mortas na manhã de quarta-feira, quando as chamas atingiram um prédio de apartamentos públicos na Filadélfia.

"Estou horrorizado com o incêndio devastador no Bronx hoje. Meu coração está com os entes queridos de todos aqueles que perdemos tragicamente, todos os afetados e com nossos heróicos bombeiros @FDNY", escreveu a governadora de Nova York Kathy Hochul no Twitter. (com agência Reuters)

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais