MUNDO

Unicef pede US$ 2 bilhões para salvar crianças afegãs

Fundo pretende tratar 1 milhão de crianças com desnutrição aguda, vacinar 10,5 milhões contra o sarampo e garantir o acesso à educação de 7,5 milhões

Por JORNAL DO BRASIL

Publicado em 07/12/2021 às 13:01

Alterado em 07/12/2021 às 13:08

Menina afegã ao lado de três mulheres de burca em hospital de Cabul oto: Reuters / Jorge Silva

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) pediu nesta terça (7) US$ 2 bilhões aos doadores para responder à grave crise humanitária no Afeganistão e tratar 1 milhão de crianças com desnutrição aguda.

De acordo com a representante do Unicef Alice Akunga, metade das crianças menores de cinco anos no Afeganistão estará gravemente desnutrida em 2022 devido à crise alimentar e ao colapso da infraestrutura de saúde

O órgão da ONU lembrou que em 2021 mais de 60 mil casos de sarampo foram relatados e 10 milhões de crianças podem ter abandonado a escola.

Este é o maior pedido já feito pela Unicef, verba necessária para "prevenir o colapso da saúde, a nutrição e outros serviços sociais vitais para crianças e famílias".

O fundo pretende tratar 1 milhão de crianças com desnutrição aguda e vacinar 10,5 milhões de crianças contra o sarampo, além de garantir o acesso à educação de 7,5 milhões em idade escolar.

"Temos de lembrar-nos da nossa humanidade e fazer tudo o que pudermos para manter as crianças vivas, bem alimentadas, seguras e a aprender", disse Akunga.

O Afeganistão atravessa grave crise econômica e humanitária, que aumentou para níveis sem precedentes após a chegada dos talibãs ao poder, em 15 de agosto, como resultado de sanções econômicas internacionais, em particular dos Estados Unidos (EUA), para impedir o acesso de líderes islâmicos ao sistema financeiro internacional.

As sanções provocaram enormes danos à economia afegã, deixando a população dependente da distribuição de ajuda humanitária.

Embora os EUA não tenham reconhecido o governo talibã, há várias questões em aberto no relacionamento entre os dois países, relacionados com matérias de direitos humanos e de luta contra o terrorismo. (com Agência Brasil)

Tags: