MUNDO

Trump chama chefe do Estado-Maior Conjunto dos EUA de 'idiota' pela retirada do Afeganistão

Por JORNAL DO BRASIL
[email protected]

Publicado em 06/12/2021 às 12:47

Alterado em 06/12/2021 às 12:48

Emissora teria divulgado informações falsas para favorecer a candidatura de Trump Foto:Reuters / Carlos Barria

Em um evento em Mar-a-Lago, em Palm Beach, no estado norte-americano da Flórida, o ex-presidente Donald Trump contou uma conversa que o levou a ficar convencido de que o general Mark Milley, o presidente do Estado-Maior Conjunto dos EUA, é um "idiota de m**da".

Trump disse que ele tinha dito a Milley: "No momento de sairmos [do Afeganistão], quero cada porca, cada parafuso, cada perno […] vamos levar tudo, vamos derrubar as barracas".

Trump continuou seu discurso: "Eles deixaram todas as barracas. Eles deixaram tudo", disse ele, acrescentando em uma pergunta retórica: "Eles não poderiam ter feito voar umas centenas de pilotos para lá e voar os aviões de volta?". 


 

"Eu nunca vou esquecer MIlley dizendo para mim, 'Senhor, senhor, é mais barato deixar o equipamento do que trazê-lo'", de acordo com Trump, então ele perguntou a Milley: "Você acha que é mais barato deixá-lo lá para que eles possam tê-lo do que encher meio-tanque de combustível e levar [o equipamento] para o Paquistão ou de volta ao nosso país?".

Trump disse que Milley respondeu: "Sim, senhor, pensamos que é mais barato, senhor". Depois o ex-presidente dos EUA afirmou: "Foi quando percebi que ele era um idiota de m**da".

O custo de voo de um único avião militar por hora é extremamente elevado. De acordo com o portal Business Insider, o de uma aeronave C-130 usada para transporte de carga e tropas é de US$ 6.604 (R$ 37,324) por hora.

No fim de agosto, as forças dos EUA se retiraram do Afeganistão depois de uma presença de quase 20 anos no país. (com agência Sputnik Brasil)

Tags: