Biden negocia indenização a migrantes separados dos filhos por Trump

.

Foto: Etienne Laurent/Epa
Credit...Foto: Etienne Laurent/Epa

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, negocia uma indenização financeira para famílias de migrantes separadas na fronteira com o México durante a presidência do republicano Donald Trump.

Segundo o "Wall Street Journal", os Departamentos de Justiça, da Segurança Interna e Saúde pretendem oferecer um total de US$450 mil para cada migrante, sendo que algumas famílias podem receber até US$1 milhão.

A medida é estudada enquanto várias agências americanas trabalham para tentar resolver ações judiciais apresentadas em nome de pais e filhos separados na época da política de "tolerância zero", pelas consequências psicológicas.

A American Civil Liberties Union, que representa várias famílias em uma causa, identificou cerca de 5,5 mil crianças separadas na fronteira durante o governo Trump. Mas o número de famílias que poderiam se beneficiar com o acordo deve ser menor, de acordo com o WSJ. Por enquanto, 940 processos foram arquivados.

 

Macaque in the trees
Homem é preso na fronteira ao lado do filho - criança foi levada a abrigo (Foto: Epa)

 

Entre maio e junho de 2018, a administração republicana tirou mais de 3 mil crianças de seus pais ao longo da fronteira mexicana. Na maioria dos casos, os menores de 10 anos foram separados de seus genitores por agentes de fronteira e enviados para abrigos do governo, enquanto os pais e mães foram detidos por entrar ilegalmente no país.

Biden, por sua vez, desde que assumiu a Casa Branca, firmou ordens executivas para tratar a questão da migração no território americano e para reverter, em grande parte, as ações adotadas por Trump. Uma delas em especial cria uma comissão para reunir as famílias separadas na fronteira com o México.

Ainda de acordo com a publicação, advogados de famílias de migrantes têm se reunido com o governo Biden há meses como parte de um esforço nacional para resolver processos federais e ações judiciais de responsabilidade civil sobre as separações. (com agência Ansa)



Mulher procura filho separado dela na fronteira; crianças foram enviadas a abrigos longe dos pais
Homem é preso na fronteira ao lado do filho - criança foi levada a abrigo


Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais