MUNDO

'Fora, Bolsonaro!' dizem ex-apoiadores do presidente em carreatas país afora

.

Por Jornal do Brasil
[email protected]

Publicado em 24/01/2021 às 21:35

Alterado em 24/01/2021 às 21:35

Manifestantes prendem em um carro uma placa com os dizeres Fora, Bolsonaro, enquanto participam de uma carreata em São Paulo Reuters / Amanda Perobelli

Meggy Fernandes votou em Jair Bolsonaro na eleição presidencial de 2018, atraída pela promessa do ex-capitão do Exército de extrema direita de sacudir um sistema político tacanho atolado em intermináveis escândalos de corrupção.

Mas depois de vê-lo abandonar suas promessas anticorrupção, fazer pactos com os políticos que ele prometeu evitar e, o mais importante, estragar a resposta do Brasil ao coronavírus, Fernandes, 66, agora diz que errou ao confiar no Bolsonaro.

“Estou tão revoltada com meu voto”, disse ela em um estacionamento de supermercado no Rio de Janeiro, em um comício incomum pró-impeachment convocado por grupos de direita. “Bolsonaro está à frente de um governo terrível. Ele está prestando um péssimo serviço à nação. Sua maneira de lidar com a pandemia está completamente errada.”

Apesar de negar repetidamente a gravidade da pandemia e liderar uma resposta governamental que arruinou o Brasil com o segundo maior número mundial de mortes por covid-19 depois dos Estados Unidos, Bolsonaro encerrou 2020 em alta nas pesquisas, impulsionado por um generoso pacote de apoio ao coronavírus.

Janeiro foi menos amável, no entanto. O programa de auxílio emergencial agora acabou, deixando muitos brasileiros mais pobres enquanto uma segunda onda ganha força. Outros ficaram irritados com o lançamento lento e irregular da vacina do governo federal e com a promessa pessoal de Bolsonaro de não tomar nenhuma delas.

Um aumento recente de casos na cidade de Manaus, que foi um dos primeiros locais gravemente atingidos pelo vírus durante a primeira onda, provou ser outra mancha na resposta do presidente ao coronavírus. A cidade, nas profundezas da floresta amazônica, ficou sem oxigênio na semana passada, deixando hospitais que dependem de cilindros do mercado negro, ou tanques importados da Venezuela, inimiga de Bolsonaro.

O apoio a Bolsonaro caiu pela maior quantidade desde o início de seu governo em 2019, mostrou uma pesquisa Datafolha na sexta-feira. Sua administração foi classificada como ruim ou péssima por 40% dos entrevistados, em comparação com 32% no início de dezembro. Pouco menos de um terço dos entrevistados classificou o governo de Bolsonaro como bom ou excelente, contra 37% na pesquisa anterior.

Em Brasília, porém, Bolsonaro parece estar em terreno mais estável. A maioria dos brasileiros rejeita seu impeachment, revelou uma segunda pesquisa do Datafolha na sexta-feira. O estudo mostrou que 53% dos entrevistados são contra a abertura de processos de impeachment pelo Congresso, contra 50% em uma pesquisa anterior. Aqueles a favor do impeachment caíram de 46% para 43%.

Os candidatos apoiados por Bolsonaro também podem ganhar o controle do Congresso no mês que vem. Sua crescente disposição para discutir negociações políticas o ajudou a garantir uma base de legisladores de centro-direita que poderiam eliminar qualquer chance de impeachment.

Mas foram exatamente essas parcerias que trouxeram um punhado de manifestantes a um estacionamento "em chamas" na Barra da Tijuca, no Rio, neste domingo.

Convocados pelo Vem Pra Rua e Movimento Brasil Livre, dois grupos de direita cujos protestos em todo o país em 2016 ajudaram a precipitar o impeachment e posterior destituição da ex-presidente Dilma Rousseff, os protestos de domingo foram repletos de ex-apoiadores do Bolsonaro revoltados. Eventos semelhantes aconteceram em São Paulo e Brasília, com protestos de esquerda pró-impeachment em todo o Brasil no sábado.

Embora a participação no Rio tenha sido pequena, se os números aumentarem nos próximos meses, isso pode representar um problema para o presidente antes de 2022, quando ele certamente buscará a reeleição.

Como outras pessoas no protesto, Patricia Resende, uma funcionária pública de 57 anos, disse que Bolsonaro dificilmente sofrerá impeachment.

Ela disse que muitos de seus amigos que votaram em Bolsonaro ainda gostam dele. Mas Resende disse que veio para “tomar uma posição” contra o que ela descreveu como sua “fraude eleitoral”.

“Ele tem negado o coronavírus”, disse ela. “Ele não tentou comprar vacinas suficientes para uma população de mais de 200 milhões de pessoas”.

Enquanto a multidão se reunia, Fernandes pegou o microfone e fez um discurso apaixonado sobre a maneira como Bolsonaro lidou com a pandemia e o desapontamento dela com sua presidência.

“'Viva o Bolsonaro!'”, Exclamou ela ao terminar, antes de perceber seu erro, corando e se corrigindo rapidamente. “Desculpe, eu quis dizer 'Fora, Bolsonaro!”(com agência Reuters)