Presidente de Portugal testa negativo 1 dia após testar positivo para covid-19

Mesmo assim, Marcelo Rebelo de Sousa permanecerá em isolamento

Foto: AFP/ Jewel Samad
Credit...Foto: AFP/ Jewel Samad

O resultado negativo veio após a realização de novo teste no Instituto Ricardo Jorge. Em comunicado da Presidência da República de Portugal, foi informado o seguinte: "O Presidente da República mantém-se em isolamento e aguarda a realização de um teste confirmativo."

Nesta segunda-feira (11), por volta das 22h de Lisboa (19h no horário de Brasília), a Presidência anunciou que Marcelo Rebelo de Sousa havia testado positivo para o novo coronavírus, embora não apresentasse sintomas, publicou o Diário de Notícias.

Marcelo Rebelo de Sousa, de 72 anos, já mantinha precauções após ter tido contado com um assessor diagnosticado com a covid-19.

O premiê português, António Costa, conversou por telefone com o presidente e lhe prometeu ficar em "contato permanente".

Devido aos resultados dos exames, o presidente assistirá por videoconferência à reunião periódica da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde de Portugal, Infarmed.

Nascido em Lisboa em 12 de dezembro de 1948, Marcelo Rebelo de Sousa é o 20° presidente de Portugal, cargo que assumiu em 9 de março de 2016.

Ele é novamente candidato nas eleições presidenciais do próximo dia 24, sendo favorito à reeleição.

Com cerca de 490 mil casos de covid-19 confirmados (em uma população aproximada de dez milhões), Portugal perdeu quase oito mil vidas para a pandemia.

No fim dezembro passado, o país europeu iniciou a vacinação de sua população. Em fevereiro espera receber mais 429 mil doses de vacinas contra a covid-19.(com agência Sputnik Brasil)