Congresso dos EUA certifica 270 votos do Colégio Eleitoral necessários para vitória de Joe Biden

O anúncio foi aplaudido pelos democratas

Reuters/Kevin Lamarque
Credit...Reuters/Kevin Lamarque

Biden ganhou as eleições presidenciais dos EUA por uma margem de voto eleitoral de 306 contra 232, embora mais de uma dezena de senadores e 100 membros da Câmara dos Representantes tenham apresentado objeções.

No entanto, isso foi insuficiente para impedir que o Congresso aprovasse os resultados e evitar que Biden tome posse em 20 de janeiro.

Vice-presidente do país, o republicano Mike Pence, declarou válida a ratificação dos resultados. O anúncio foi aplaudido pelos democratas.

O debate parlamentar decorre em um contexto de tumultos sem precedentes na cidade de Washington, durante os quais os apoiadores do presidente Donald Trump invadiram o Capitólio dos EUA.

O atual presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que em 20 de janeiro haverá uma "transição [de poder] ordeira" ao presidente eleito, o democrata Joe Biden, apesar de o próprio Trump discordar dos resultados das eleições presidenciais no país.

"Embora eu discorde totalmente dos resultados da eleição, os fatos estão a meu favor, no entanto haverá uma transição ordeira em 20 de janeiro", citou as declarações de Trump seu assistente Dan Scavino no Twitter.

Durante os protestos dessa quarta-feira (6) a Polícia do Capitólio baleou uma mulher que acabou morta no hospital devido a ferimentos graves. Corpos de outras três pessoas foram encontrados na parte exterior da sede do Legislativo.(com agência Sputnik Brasil)