Suíça se torna 1º país a aprovar uso padrão de vacina da Pfizer

O país se torna o primeiro a autorizar um imunizante contra a Covid-19 para a utilização não apenas emergencial

Foto: Ansa
Credit...Foto: Ansa

A Suíça aprovou nesse sábado (19) o uso da vacina da multinacional americana Pfizer e do laboratório Biontech contra o novo coronavírus Sars-CoV-2, anunciou a autoridade reguladora nacional de saúde Swissmedic.

Com isso, o país se torna o primeiro a autorizar um imunizante contra a Covid-19 para a utilização padrão e não apenas para uso emergencial.

"Após uma revisão cuidadosa das informações disponíveis, a Swissmedic concluiu que a vacina Covid-19 da Pfizer/Biontech é segura e seus benefícios superam os riscos", afirmou o órgão em um comunicado.

Em um vídeo publicado no Twitter, o ministro da Saúde, Alain Berset, informou que a Suíça iniciará a vacinação nos "próximos dias". A prioridade de imunização será de pessoas vulneráveis, incluindo idosos e pessoas com problemas de saúde.

O político revelou que a vacinação não é obrigatória, mas é recomendada e gratuita, além de representar um passo importante para a superação da crise de saúde.

"Mas não resolve todos os problemas. Vai demorar muito até que gente suficiente seja vacinada. Até lá, as medidas continuarão a ser aplicadas, proteções bem conhecidas e simples: usar máscara, lavar as mãos, manter distância e minimizar o contato", lembrou. (com agência Ansa)