Obama e Michelle celebram 'vitória decisiva e histórica' de Biden

Democrata foi vice-presidente de Obama durante seu mandato

Ansa
Credit...Ansa

O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, parabenizou o democrata Joe Biden e sua companheira de chapa, Kamala Harris, pela vitória "decisiva e histórica" nas eleições à Casa Branca.

"Não poderia estar mais orgulhoso de parabenizar Biden e Harris por uma vitória histórica", afirmou, em comunicado publicado no Twitter.

No texto, o americano, que pertence ao mesmo partido que Biden, enfatizou que o democrata eleito "tem o que é preciso para ser presidente" e terá que lidar com "uma democracia em risco" e "um clima de perigo", principalmente porque o país permanece "profundamente dividido".

"Quando entrar na Casa Branca, enfrentará uma série de desafios que nenhum presidente jamais enfrentou", acrescentou.

Obama também destacou a votação recorde de Biden nessas eleições, que, "sob circunstâncias jamais experimentadas, os americanos compareceram em números nunca vistos antes". "Assim que todos os votos tiverem sido contados, o presidente eleito Biden e a vice-presidente Harris, terão tido uma vitória decisiva e histórica".

A ex-primeira-dama Michelle Obama, por sua vez, expressou suas "calorosas felicitações" a Biden e Harris e lembrou que "isto é apenas o começo".

"Depois de celebrar - e todos devemos parar para respirar depois de tudo o que passamos - vamos lembrar que isso é apenas o começo. É um primeiro passo. Votar em uma eleição não é uma fórmula mágica, nem vencer uma", escreveu no Twitter.

Michelle ainda recordou que "dezenas de milhões de pessoas votaram no status quo, mesmo quando isso significou apoiar mentiras, ódio, caos e divisão". "Temos muito trabalho a fazer para entrar em contato com essas pessoas ao longo dos anos, e falar com eles sobre o que nos une", finalizou.(com agência Ansa)