Príncipe William lança prêmio milionário para ações ambientais

Serão dados 5 prêmios de 1 mi de libras esterlinas por ano

Foto: Phil Noble
Credit...Foto: Phil Noble

O príncipe William anunciou nesta quinta-feira (8) a criação de um prêmio ambiental milionário que irá contemplar iniciativas inovadoras que transformem o futuro do planeta Terra.

O "Earthshot Prize" entregará anualmente cinco prêmios de 1 milhão de libras esterlinas (R$ 7,2 milhões) pelos próximos 10 anos. A ideia é transformar o "pessimismo em otimismo" e "incentivar a mudança para ajudar a consertar nosso planeta" nesse período.

Em nota oficial, o Kensington Palace descreveu a iniciativa como o "prêmio ambiental mais prestigioso da história" e informou que a inspiração para a criação da ação foi o projeto "Moonshot", do ex-presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy.

Em entrevista à "BBC Radio", o príncipe destacou que quer que a premiação "espalhe e reúna as melhores soluções possíveis para enfrentar e resolver algumas dos maiores desafios ambientais do mundo".

"Os próximos 10 anos serão uma década crítica para as mudanças. O tempo é essencial, motivo pelo qual cremos que esse prêmio global muito ambicioso é a única maneira de seguir", afirmou William na entrevista.

A premiação é apoiada por diversas organizações, empresas e pessoas e será entregue a partir de 2021. A ideia é que o local do anúncio dos vencedores mude anualmente, começando por Londres.

Ainda conforme o Kensington Palace, os vencedores podem ser cientistas, ativistas, economistas, governos, empreendedores ou até mesmo países e serão escolhidos por um júri específico que inclui, além do príncipe, a atriz Cate Blanchett, o ambientalista e apresentador britânico David Attenborough e a rainha da Jordânia, Rania.(com agência Ansa)