ASSINE
search button

Premiê canadense Trudeau promete manter campanha após divulgação de fotos de "blackface"

Reprodução -
Justin Trudeau, hoje primeiro-ministro do Canadá, em foto de 2001 em que aparece com o rosto pintado de preto, durante uma festa, quando ele tinha 29 anos
Compartilhar

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, prometeu continuar sua campanha de reeleição e pediu perdão nesta quinta-feira após fotos suas com o rosto pintado de preto surgirem, pouco menos de cinco semanas antes da eleição nacional.

A campanha do líder do Partido Liberal sofreu uma reviravolta quando a revista Time publicou na quarta-feira uma imagem em que Trudeau pintou o rosto de preto em uma festa em 2001 chamada "Noites Árabes". Na época com 29 anos, ele era professor em uma escola particular em Vancouver.

Macaque in the trees
Justin Trudeau, hoje primeiro-ministro do Canadá, em foto de 2001 em que aparece com o rosto pintado de preto, durante uma festa, quando ele tinha 29 anos (Foto: Reprodução)

O ato é conhecido em inglês como "blackface" e remete à época em que pessoas brancas pintavam o rosto para interpretar pessoas negras de forma exagerada e estereotipada.

Outras imagens surgiram desde então e Trudeau disse estar "cauteloso" em descartar a existência de mais fotos porque não se lembrava nem mesmo das que foram divulgadas.

Respondendo perguntas em Winnipeg, Manitoba, Trudeau afirmou que seu privilégio como branco e filho do ex-primeiro-ministro Pierre Trudeau tinha um "ponto-cego".

"Venho de um local privilegiado e me esforcei em minha vida para usar as vantagens e oportunidades que me deram para servir este país, para lutar pelos direitos das pessoas", disse.

"Preciso reconhecer que desapontei muitas pessoas com esta escolha (de pintar o rosto de preto) e estou aqui hoje para refletir sobre isto e pedir perdão".

Mais cedo, Trudeau realizou uma teleconferência com todos os seus 338 candidatos na eleição.

"O primeiro-ministro expressou seu arrependimento e disse que isto aconteceu há 20 anos", afirmou um membro do Partido Liberal que participou da teleconferência.

"Ele disse que este é o momento para continuarmos trabalhando juntos para entender a dor das pessoas que estão sendo vítimas de racismo e de estereótipos".

Mesmo antes do escândalo, a corrida para a eleição de 21 de outubro já estava acirrada. Mas a divulgação das fotos pode ser um ponto de virada, em parte porque o Partido Liberal tradicionalmente recebe apoio de comunidades imigrantes.