Jornal do Brasil

Internacional

Irã exibe sistema móvel de defesa de mísseis de fabricação própria

Jornal do Brasil

O Irã exibiu o que descreveu como um sistema móvel de defesa de mísseis de longo alcance terra-ar de fabricação própria nesta quinta-feira, em meio a uma tensão crescente com os Estados Unidos.

O Irã abateu um drone de vigilância militar norte-americano no Golfo Pérsico com um míssil terra-ar em junho e disse que a aeronave não-tripulada estava sob seu território, mas os EUA dizem que estava no espaço aéreo internacional.

A televisão estatal mostrou o presidente, Hassan Rouhani, em uma cerimônia de apresentação do sistema móvel Bavar-373, que a mídia iraniana descreveu como um concorrente do sistema de mísseis russo S-300.

"Com este sistema de defesa aérea de longo alcance, podemos detectar... alvos ou aviões a mais de 300 quilômetros, colocá-los na mira em 250 quilômetros e destruí-los a 200 quilômetros", disse o ministro da Defesa, Amir Hatami, na TV estatal.

A apresentação do sistema ocorreu no Dia Nacional da Indústria da Defesa. O Irã desenvolveu uma grande indústria doméstica de armas em reação a sanções internacionais e embargos que o impedem de importar muitas armas.

Analistas militares ocidentais dizem que o Irã muitas vezes exagera sua capacidade armamentista.

(Da redação de Dubai)