ASSINE
search button

Macri deve conquistar reeleição por pequena margem na Argentina, mostra pesquisa

Diferença de 2 pontos sobre Fernández, cuja chapa traz a ex-presidente Cristina Kirchner

Juan Mabromata / AFP -
Presidente da Argentina, Mauricio Macri
Compartilhar

BUENOS AIRES (Reuters) - O presidente argentino, Mauricio Macri, deve conquistar a reeleição por uma pequena margem contra o principal adversário, o candidato peronista Alberto Fernández, segundo pesquisa de intenção de votos publicada nesta quinta-feira.

Macri venceria com uma diferença de 2 pontos percentuais sobre Fernández, cuja chapa traz a ex-presidente Cristina Kirchner como candidata a vice-presidente, de acordo com pesquisa com 2 mil eleitores ouvidos pessoalmente, por telefone e via internet pela Management & Fit. A pesquisa tem margem de erro de 2,2%.

Macaque in the trees
Presidente da Argentina, Mauricio Macri (Foto: Juan Mabromata / AFP)

Macri e seu candidato a vice, o peronista moderado Miguel Angel Pichetto, conquistariam 45% dos votos em um cenário de segundo turno em novembro, com a chapa encabeçada por Fernández somando 42,9% dos votos.

O governo de Macri tem sido marcado por tensões econômicas. Suas promessas de campanha em 2015 para dar um arranque na terceira maior economia da América Latina não se concretizaram, com a economia encolhendo 2,5% em 2018 e a inflação em 12 meses agora em mais de 57%.

Alberto Fernández criticou as políticas de Macri e prometeu "retrabalhar" o grande acordo de financiamento que a Argentina fechou com o Fundo Monetário Internacional (FMI), de 56,3 bilhões de dólares.

Embora a chapa de Fernández ainda não tenha anunciado um plano econômico específico, o candidato disse que enfrentará o desemprego e a queda na produção industrial. Investidores estão receosos com a ex-presidente Cristina Kirchner devido às suas políticas econômicas no passado.

(Por Hernan Nessi)

Tags:

argentina | macri