ASSINE
search button

México detém 791 imigrantes na fronteira

Compartilhar

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O México deteve 791 imigrantes sem documentos, em uma das maiores ações contra imigração ilegal dos últimos meses, informou o governo mexicano neste domingo (16).

Os centro-americanos, entre eles 368 crianças menores de oito anos, foram detidos no sábado (15) em quatro caminhões no estado de Veracruz, de acordo com o Instituto Nacional de Migração do México.

No grupo das crianças, 270 têm entre seis e sete anos e 98 são menores de cinco anos.

O governo também afirmou que seis suspeitos de tráfico de pessoas foram capturados.

O grupo, formado por salvadorenhos, guatemaltecos e hondurenhos, foi transferido para postos de migração.

A detenção ocorre em meio à intensificação por parte do México dos esforços para reduzir a entrada de imigrantes que tentam chegar aos EUA, após acordo com o governo do presidente Donald Trump na semana passada.

Trump havia ameaçado começar a impor taxas progressivas sobre todos os produtos mexicanos caso o governo do presidente Andrés Manuel López Obrador não impedisse o fluxo imigratório rumo ao norte.

Como parte do acordo, o México se comprometeu a empregar 6 mil soldados da Guarda Nacional na sua fronteira com a Guatemala, ao sul.

Ficou acertado ainda que essa e outras medidas serão avaliadas dentro de um prazo de 45 dias. Caso não tenha havido avanços, a ameaça das tarifas volta, e os dois países retornam à mesa de negociações.