SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente dos EUA, Donald Trump, apresentou nesta semana o novo projeto de pintura para o remodelamento da aeronave Air Force One.
Segundo lembra uma publicação do grupo de mídia New York, o modelo é familiar: tem o mesmo padrão de cores usado no jato privado de Trump, com as cores vermelha, branca e azul.
O líder americano disse à rede ABC News que ele próprio desenvolveu o novo design -Trump vem monitorando de perto a transação para substituir os dois Boeing 747 chamados de Air Force One.
Embora qualquer aeronave carregando o presidente receba essa denominação, a fama ficou com o Jumbo.
"Eu gosto do conceito de vermelho, branco e azul", disse Trump em uma entrevista no Fox & Friends, ao falar das mudanças que ele prevê para o Boeing 747.
Para o jornal New York Times, a aeronave, que carrega uma "icônica cor ciano e branca", é "talvez um dos aviões mais famosos do planeta".
Segundo um arquivo online da Boeing, a primeira-dama Jackie Kennedy contratou o designer Raymond Loewy em 1962 para projetar o modelo com branco e um azul de destaque.
No começo do ano, Trump entrou em uma polêmica pela compra das aeronaves e chegou a ameaçar a não comprá-las tendo como argumento seu alto custo.
Mais tarde, porém, o governo anunciou um novo acordo com a Boeing, afirmando que havia economizado cerca de US$ 1,4 bilhão -sem apresentar dados que comprovassem a transação.
Já no projeto de mudança de cores e design do Air Force One, o presidente Trump, porém, sofreu uma derrota na Câmara que limita as mudanças na aeronave.
"O Air Force One é icônico", disse o democrata John Garamendi. "É conhecido no mundo todo ... se alguém quer mudá-lo, venha aqui nos dizer o porquê".
As aeronaves, porém, não serão entregues antes de 2024 -o que significa que Trump poderá não utilizá-las.