ASSINE
search button

Trump vê "boas chances" de que um acordo de imigração seja firmado com México

REUTERS/Carlos Barria -
Donald Trump
Compartilhar

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na sexta-feira que havia uma "boa chance" de que os Estados Unidos conseguiriam chegar a um acordo com o México sobre a alta no número de migrantes em sua fronteira comum, embora o governo ainda trabalhe com um plano de impor tarifas sobre todos os produtos mexicanos na semana que vem.

Mas segundo duas fontes mexicanas, as negociações enfrentavam dificuldades diante da demanda dos EUA de que o México aceitasse mais migrantes centro-americanos sob um conceito conhecido como "terceiro país seguro".

Macaque in the trees
Donald Trump (Foto: REUTERS/Carlos Barria)

Trump ameaçou impor as tarifas que se iniciariam com 5% no dia 10 de junho se o governo mexicano não aceitar fazer mais para combater o aumento de um fluxo de imigrantes centro-americanos que cruzam o México para tentar entrar nos Estados Unidos.

Agentes de fronteira dos Estados Unidos apreenderam mais de 132 mil pessoas que vieram do México em maio, o maior número mensal desde 2006.

As duas partes iniciaram um terceiro dia de negociações em Washington na sexta-feira para chegar a um acordo.

"Se conseguirmos fazer um acordo com o México, e há uma boa chance que conseguiremos, eles irão começar a comprar produtos agrícolas em altos patamares, começando imediatamente", disse Trump no Twitter. "Se não conseguirmos o acordo, o México começa a pagar tarifas de 5% na segunda-feira!"

Autoridades têm dito que as negociações estavam centradas em imigração, e não no comércio. Entretanto, as exportações agrícolas dos Estados Unidos estariam entre as maiores atingidas caso o México impusesse tarifas em retaliação. O México é o principal importador de milho, trigo, carne de porco e laticínios dos Estados Unidos por volume.

O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, disse que é um erro para os Estados Unidos ligar imigração com comércio.

Marc Short, chefe de gabinete do vice-presidente norte-americano, Mike Pence, disse na sexta-feira que os EUA estavam preparando a notificação legal sobre as tarifas sobre bens mexicanos. "Você pode esperar que isso aconteça hoje", disse Short na Casa Branca.

A notificação pode ainda ser suspensa no final de semana pelo presidente, disse Short. Trump volta a Washington nesta sexta-feira de uma viagem à Europa.

O México está tentando evitar que a imposição de tarifas venha a ocorrer.

"É um bom sinal que as conversas não foram interrompidas", disse López Obrador a jornalistas na Cidade do México. "Há diálogo e um acordo pode ser atingido. Eu estou otimista que conseguiremos".