Homem forte do leste da Líbia anuncia ofensiva contra a capital

O Exército Nacional Líbio (ANL) de Jalifa Haftar, homem forte do leste do país, anunciou nesta quarta-feira (3) que prepara uma ofensiva para "limpar o oeste" da Líbia, incluindo a capital Trípoli, de "terroristas e mercenários".

O general Ahmad al Mesmari, porta-voz da ANL, fez o anúncio durante uma coletiva de imprensa em Benghazi (leste), afirmando que "os preparativos" para a operação "estavam a ponto de se completar".

Em Trípoli, o chefe do Governo de Unidade Nacional (GNA), Fayez al Sarraj, denunciou em uma declaração sobre a "escalada" e as declarações "provocativas".

Duas autoridades lutando hoje em dia pelo poder: o GNA estabelecido no final de 2015 sob um acordo auspiciado pela ONU, e que tem sede em Trípoli, e uma autoridade rival com sede no leste e controlada pela ANL.

A agência de comunicação da ANL informou anteriormente, por meio do Facebook que, "a pedido" do marechal Haftar, "várias unidades militares se dirigiam à região oeste para eliminar os grupos terroristas restantes".

O texto foi acompanhado por um vídeo onde se pode ver uma coluna de dezenas de veículos militares que circulam em uma rodovia.

Não foi possível comprovar imediatamente seu destino.

str-ila/feb/al/cc