Debates parlamentares sobre o Brexit já superaram as 500 horas

Desde o referendo do Brexit de 2016, a Câmara dos Comuns realizou mais de 500 horas de debates sobre as modalidades para o Reino Unido deixar a União Europeia (UE). Até agora, sem resultados.

A primeira-ministra Theresa May literalmente perdeu a voz em março, depois de tanto tentar convencer os deputados a votarem a favor do acordo que ela negociou com Bruxelas.

Das regras fitossanitárias às modalidades de pesca nas águas territoriais britânicas, passando pela criminalidade, mas também pelos serviços de restauração no setor público, o Parlamento examinou todos os aspectos de uma saída britânica do bloco.

Discussões sem fim para um Brexit que ainda nem começou.

A data prevista para o divórcio entre o Reino Unido e a UE foi adiada de 29 de março para 12 de abril, até o presente momento.

Na terça-feira (2), May anunciou que queria solicitar outra extensão aos líderes dos outros 27 países europeus.

Confira abaixo alguns números de maior destaque nessas longas discussões:

 

3: número de vezes que a Câmara dos Comuns rejeitou o Tratado de Retirada assinado em maio com a UE, após um ano e meio de negociação.

12: número de opções alternativas apresentadas pelo Parlamento ao acordo de May nas últimas duas semanas.

0: número de alternativas aprovadas pelos deputados.

1: número de vezes que o Partido Conservador tentou afastar May do cargo, devido a sua gestão do Brexit. Em 12 de dezembro, a primeira-ministra sobreviveu a esse desafio, quando 200 conservadores a apoiaram, e 117 pediram sua renúncia.

1: número de vezes que a oposição trabalhista tentou expulsar May do governo, devido a sua gestão do Brexit. Em 16 de janeiro, a chefe de Governo sobreviveu a uma moção de desconfiança, rejeitada por 325 votos contra 306.

501: número de horas dedicadas ao Brexit na Câmara dos Comuns entre o referendo de junho de 2016 e 29 de março de 2019, data inicialmente prevista para o Brexit.

33: número de horas que May passou fazendo declarações oficiais sobre a saída da UE. Isso não inclui as sessões de perguntas semanais, onde a cada semana ela fala por cerca de uma hora.

200: número de horas dedicadas ao Brexit em várias comissões parlamentares.

zak-clw/oaa/acc/mb/cn/tt