ASSINE
search button

Detidas na Alemanha 11 pessoas suspeitas de preparar atentado 'islamista'

Compartilhar

Pelo menos 11 pessoas suspeitas de planejar um atentado "islamista" com um veículo e armas de fogo foram detidas pela polícia alemã, nesta sexta-feira (22), em Frankfurt.

Entre elas, estão um homem de 21 anos, de Offenbach, e dois irmãos de 31 anos, de Wiesbaden, que pertencem à corrente salafista, suspeitos de serem os cérebros da operação que buscava cometer um atentado "terrorista islamista", informa a Procuradoria de Frankfurt.

Para atingir esse objetivo, planejaram usar um veículo e armas de fogo para "matar tantos 'infiéis' quanto fosse possível", afirmou a Procuradoria, em um comunicado.

Os suspeitos, que não tiveram suas nacionalidades divulgadas, entraram em contato com "vários traficantes de armas, alugaram um grande veículo" e reuniram dinheiro para a compra de armas de fogo.

Os investigadores se concentram, particularmente, em dez pessoas com idades entre 20 e 42 anos que vivem nos estados de Hesse e Renânia-Palatinado. São suspeitas de financiar o terrorismo e de ajudar na preparação de um crime.

Os suspeitos detidos devem ser apresentados a um juiz de instrução que decidirá sobre sua detenção provisória.

A Alemanha se encontra em estado de alerta por causa de vários ataques extremistas cometidos, ou planejados, no país nos últimos anos.

O mais grave deles, ocorrido em dezembro de 2016, foi cometido por um tunisiano de 23 anos, Anis Amri, responsável pelo atentado em uma feira de Natal em Berlim. A autoria do ataque foi reivindicada pelo Estado Islâmico (EI) e deixou 12 mortos.

dac/mat/lpt/eg/al/tt