ASSINE
search button

Trump diz que conversará com Bolsonaro sobre ação militar na Venezuela

Isac Nóbrega/PR -
Jair Bolsonaro dá uma camisa da Seleção Brasileira a Donald Trump
Compartilhar

O presidente Jair Bolsonaro foi recebido na manhã desta terça-feira, 19, pelo presidente americano Donald Trump na Casa Branca. Em um encontro no Salão Oval, Trump disse que irá apoiar a entrada do Brasil na OCDE e que os assuntos principais do encontro serão comércio e a crise na Venezuela. Questionado especificamente se iria falar com o Brasil sobre a opção militar, Trump afirmou que os dois ainda não haviam conversado mas que "temos que discutir isso".

"Eu sei exatamente o que quero que aconteça na Venezuela, nós temos opções diferentes sobre a Venezuela, vamos conversar sobre elas. Todas as opções estão sobre a mesa", repetiu Trump. O presidente americano costuma deixar em aberto a opção de uma intervenção militar ao falar que todas as opções estão sobre a mesa. A ala militar do governo brasileiro refuta a possibilidade de apoio a qualquer ação militar.

Macaque in the trees
Donald Trump e Bolsonaro se cumprimentam (Foto: Jim WATSON / AFP)

O americano, no entanto, disse que conversará sobre o tema com Bolsonaro. "É uma vergonha o que está acontecendo na Venezuela, toda a crise e fome, vamos falar sobre isso em profundidade", afirmou.

Trump diz que irá apoiar a entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), um pleito brasileiro. "Eu estou apoiando o Brasil para entrar na OCDE." A questão é vista pelo Brasil como um selo de confiança internacional e tem sido defendido pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

Questionado sobre facilitação de vistos, Trump afirmou que essa possibilidade é cogitada, mas rapidamente mudou de assunto para criticar o nível de comércio entre os dois países. "Pensando muitas coisas em diferentes opções, também estamos pensando facilitar os vistos mas o comércio que temos com o Brasil não é tão bom como deveria ser. Temos que trabalhar para que seja o melhor possível", afirmou o americano.

Os dois presidentes trocaram camisetas de futebol. Trump presenteou Bolsonaro com uma camiseta da seleção americana, com nome do Bolsonaro escrito atrás. Já Bolsonaro deu uma camisa da seleção brasileira com o número 10, do Pelé, e o escrito "Trump" nas costas. Bolsonaro estava acompanhado do filho mais novo, o deputado Eduardo Bolsonaro.

Jim WATSON / AFP - Donald Trump e Bolsonaro se cumprimentam