Negociadores da UE e do Reino Unido vão se reunir na terça

O negociador europeu para o Brexit, Michel Barnier, vai se reunir na terça-feira (5) com o seu colega do Reino Unido, Stephen Barclay, e com o procurador-geral britânico, Geoffrey Cox, a fim de desbloquear o acordo de divórcio, anunciou nesta segunda-feira a Comissão Europeia.

Michel Barnier "vai se reunir amanhã à tarde", em Bruxelas, com Barclay e Cox, informou a porta-voz Margaritis Schinas.

Desde que o parlamento britânico rejeitou, em janeiro, o acordo de divórcio negociado entre Londres e Bruxelas, o Reino Unido tenta obter garantias de seus parceiros europeus para esclarecer as dúvidas de seus deputados.

Em uma entrevista a vários jornais europeus no sábado, Barnier manifestou a disponibilidade da UE para oferecer mais garantias, o que poderia ser traduzido em um "documento interpretativo" que poderia ser adicionado ao pacto já negociado.

O Reino Unido deve deixar o bloco em 29 de março. À medida que a data se aproxima, ambas as partes multiplicam as discussões, principalmente sobre o 'backstop', o mecanismo incluído no acordo de divórcio para evitar uma fronteira dura entre a Irlanda e a província britânica da Irlanda do Norte.

 

tjc/mb/mr