Reencontro marcado em Hanói

HANÓI - Os presidentes Donald Trump, dos EUA, e Kim Jong-Un, da Coreia do Norte, já estão a caminho do Vietnã para a segunda cúpula entre os dois marcada para amanhã em Hanói, segunda maior cidade do país asiático.

Na manhã de ontem, Trump embarcou em avião da força aérea americana com destino à Ásia. O norte-coreano inciou sua viagem no sábado em um trem blindado com trajeto secreto que deve percorrer cerca de 4 mil km e corta a China. Um dos motivos para Hanói ser escolhida como sede do encontro foi exatamente por permitir a Kim ir por meio de ferrovias - uma tradição na família e uma forma de mostrar independência perante à China, que cedeu avião e escolta aérea para o líder coreano ir a Singapura para o primeiro encontro com o americano.

Macaque in the trees
Kim Jong-Un embarca em avião da Força Aérea Americana para encontrar Donald Trump em Hanói (Foto: KNS/AFP)

Nessa nova conversa, a expectativa é que se apresentem medidas concretas após oito meses da declaração histórica assinada pelos dois em Singapura. Os Estados Unidos afirmam estar buscando uma desnuclearização "verificável e irreversível" da Coreia do Norte, formulação à qual Pyongyang deve resistir. Segundo analistas, Kim deve buscar deixar as coisas em aberto. "Uma repetição de Singapura seria o resultado favorito da Coreia do Norte, que não enfrentaria novas restrições", diz à AFP Viping Narang, professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Os diplomatas Stephen Biegun, dos EUA, e Kim Hyok Chol, da Coreia, já estão reunidos no Vietnã para iniciar as negociações do acordo que deve sair no fim das conversas, que acontecem amanhã e quinta-feira.

Reunião de sósias

Macaque in the trees
Americano Donald Trump e norte-coreano Kim Jong-Un embarcam para o Vietnã (Foto: Mandel Ngan/AFP)

Os sósias de Kim, Howard X, e Trump, Russell White, encenaram na sexta-feira sua própria reunião no centro de Hanói. Vários policiais compareceram à emissora de televisão na qual os dois concediam uma entrevista e solicitaram que interrompessem sua aparição. Howard X foi preso e deportado, enquanto White foi proibido de fazer aparições públicas.

 



Kim Jong-Un embarca em avião da Força Aérea Americana para encontrar Donald Trump em Hanói
Americano Donald Trump e norte-coreano Kim Jong-Un embarcam para o Vietnã