Eleitores da Baviera pedem referendo para salvar as abelhas

Cerca de 1,75 milhão de eleitores na região alemã da Baviera assinaram uma petição para a realização de um referendo para salvar as abelhas, em uma campanha que pode ter importantes consequências para a agricultura e a indústria do país.

O texto da petição, lançada pelo pequeno partido ambientalista conservador ÖDP, pede que 20% de todas as terras dedicadas à agricultura respeitem normas biológicas até 2025, para alcançar os 30% em 2030.

A petição também visa a que 10% dos espaços verdes na Baviera sejam transformados em espaços floridos, além de protegidos de agrotóxicos e pesticidas.

Ao contrário, as organizações de agricultores fizeram campanha contra a petição e alertaram para os potenciais custos financeiros das propostas.

Na quinta-feira, o jornal Süddeutsche Zeitung destacou que, com a realização deste eventual referendo, a região "poderia se tornar pioneira na Europa em matéria de proteção ao meio ambiente".

Um estudo científico publicado na segunda-feira afirmou que quase a metade das espécies de insetos, essenciais aos ecossistemas, estão desaparecendo rapidamente. O documento alertou para a possibilidade de um "declínio catastrófico" dos recursos naturais.

De acordo com cientistas, a origem do desaparecimento dos insetos está na ocupação humana de seus hábitats naturais e no uso generalizado de pesticidas na agricultura.

 

 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais