Os presidentes da França e da Itália, Emmanuel Macron e Sergio Mattarella, "reafirmaram a importância" das relações entre os dois países, em uma conversa telefônica realizada nesta terça-feira (12) em meio a uma tensão bilateral.
Em uma nota oficial, a Presidência francesa afirmou que os dois líderes "lembraram que a França e a Itália, que juntas construíram a União Europeia, têm uma responsabilidade especial de trabalhar juntas para sua defesa e relançamento".
A crescente tensão entre os dois países chegou ao ponto em que, na quinta-feira passada, o governo francês convocou seu embaixador na Itália para consultas, em protesto a uma série de declarações feitas por altas autoridades italianas sobre assuntos internos franceses.
Para o governo francês, a visita que Luigi Di Maio, líder do movimento anti-sistema 5 Estrelas (M5S), fez aos membros dos "coletes amarelos" franceses foi a gota d'água.
Na segunda-feira, o líder da Liga (extrema direita) e o ministro do Interior italiano, Matteo Salvini, disseram que ele estava pronto para buscar uma melhora nas relações com a França.
Desta forma, o contato telefônico direto entre Macron e Mattarella é um novo passo nas tentativas dos dois países de aliviar a tensão.
A nota oficial da presidência francesa na terça-feira destacou que a relação entre a França e a Itália "é alimentada por laços históricos, econômicos, culturais e humanos excepcionais".