A culpa é dos genes

Estudo britânico aponta que ser madrugador ou noturno pode ser uma questão de DNA

AFP
Credit...AFP

TÓQUIO - Se você não consegue sair da cama a tempo todas as manhãs, talvez seja culpa dos seus genes, segundo um estudo científico. Uma Pesquisa da Universidade de Exeter, no Reino Unido, analisou dados genéticos coletados no site de testes de DNA 23andme e em um biobanco, que armazena amostras biológicas para uso científico, para entender melhor o que faz de alguém uma pessoa diurna ou noturna.

"Esse estudo é importante porque confirma que a preferência pela manhã ou pela noite é, pelo menos em certa medida, determinada por fatores genéticos", disse Michael Weedon, professor de medicina que liderou a pesquisa.

O estudo, o maior do seu tipo, analisou dados de quase 700 mil pessoas. A pesquisa descobriu que uma quantidade maior de fatores genéticos está relacionada a quando as pessoas dormem e acordam do que se sabia anteriormente. Os cientistas sabiam de 24 genes ligados ao momento do sono, mas o novo estudo, publicado na revista Nature Communications, descobriu que outros 327 também desempenham papel nessa questão.

A análise mostrou ainda que aqueles com tendência genética para dormir mais tarde têm risco mais alto de problemas de saúde mental, como esquizofrenia, embora os autores tenham advertido que é necessário mais trabalho para entender esse vínculo.

Para testar teorias sobre padrões de sono e certas doenças, os pesquisadores também analisaram a correlação entre genes "matutinos" e "noturnos" e vários distúrbios. Constatou-se que uma inclinação genética para dormir e acordar mais cedo parece estar ligada a um menor risco de depressão e esquizofrenia, além de um bem-estar maior.

No entanto, Weedon admitiu que não ficou imediatamente claro se isso é resultado direto de um indivíduo ser uma "pessoa da manhã", ou é causado pelo fato de que os madrugadores têm uma vida mais fácil no ambiente de trabalho na manhã e início da tarde.

Por outro lado, o estudo não encontrou evidências de uma ligação causal entre genes que afetam os tempos do sono e doenças metabólicas, como o diabetes tipo 2. Agora, os cientistas planejam investigar se "geneticamente as pessoas noturnas têm resultados piores se estiverem ativos pela manhã, em comparação àquelas cuja genética e atividade estão alinhadas", explicou o líder do estudo.



Tarek Saab, procurador geral da Venezuela, pediu ontem ao TSJ a adoção de medidas cautelares contra o líder opositor Juan Guaidó
O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Juan Guaidó kejfywejkh wejkr wekjrh ekj ekjhe rkjwehr kjhr kejhrewkjhejkrhwkejh jkwehkjwehkjh