Cerca de 70 mil pessoas participaram da Marcha Europeia pelo Clima no domingo, de acordo com uma estimativa da polícia, dois dias após outro encontro igualmente bem-sucedido organizado por jovens belgas.
A marcha, familiar, reuniu pessoas de todas as idades num ambiente festivo, que atravessou a cidade desde a Estação Norte até ao Parlamento Europeu.
Os participantes vieram de todo o país, apesar do tempo frio e chuvoso. O serviço de trens foi reforçado com a expectativa de que essa marcha teria grande taxa de comparecimento, segundo a agência de notícias da Bélgica.
Sob a pressão da multidão, a marcha começou meia hora antes do previsto. O slogan que eles gritavam em coro nas ruas de Bruxelas era: "Estamos mais quentes que o clima!".
"Mudança dos seres humanos, não mudança climática", dizia um cartaz. Outro afirmava: "Todos os filmes de desastres começam com o governo ignorando um cientista", segundo as imagens transmitidas nas redes sociais e nos meios de comunicação belga.
Sob liderança do coletivo "Rise for Climate", a marcha se concentrou na capital da União Europeia (UE), de "desafiar" os líderes europeus que se encontrarão em março em uma cúpula, destacou o coletivo no Facebook.