Cerca de 70 mil vão às ruas pelo clima em Bruxelas

Cerca de 70 mil pessoas participaram da Marcha Europeia pelo Clima no domingo, de acordo com uma estimativa da polícia, dois dias após outro encontro igualmente bem-sucedido organizado por jovens belgas.

A marcha, familiar, reuniu pessoas de todas as idades num ambiente festivo, que atravessou a cidade desde a Estação Norte até ao Parlamento Europeu.

Os participantes vieram de todo o país, apesar do tempo frio e chuvoso. O serviço de trens foi reforçado com a expectativa de que essa marcha teria grande taxa de comparecimento, segundo a agência de notícias da Bélgica.

Sob a pressão da multidão, a marcha começou meia hora antes do previsto. O slogan que eles gritavam em coro nas ruas de Bruxelas era: "Estamos mais quentes que o clima!".

"Mudança dos seres humanos, não mudança climática", dizia um cartaz. Outro afirmava: "Todos os filmes de desastres começam com o governo ignorando um cientista", segundo as imagens transmitidas nas redes sociais e nos meios de comunicação belga.

Sob liderança do coletivo "Rise for Climate", a marcha se concentrou na capital da União Europeia (UE), de "desafiar" os líderes europeus que se encontrarão em março em uma cúpula, destacou o coletivo no Facebook.