Enviado americano destaca 'avanço significativo' nas negociações com talibãs

As negociações com os talibãs para encerrar a longa guerra no Afeganistão registraram um "avanço significativo" - afirmou o representante dos Estados Unidos para a reconciliação afegã, Zalmay Khalilzad.

"As reuniões têm sido mais produtivas do que no passado. Fizemos um avanço significativo em temas vitais", tuitou Khalilzad após seis dias de conversas com os talibãs no Catar.

Khalilzad disse que estava indo para o Afeganistão para discutir o avanço das negociações.

"Aproveitaremos o impulso e logo retomaremos as conversas. Temos uma série de assuntos, nos quais devemos trabalhar", acrescentou.

"Nada está acordado até que tudo esteja acordado, e 'tudo' deve incluir um diálogo intra-afegão e um cessar-fogo exaustivo", indicou o enviado.

Sem dar detalhes, as propostas incluiriam uma retirada das tropas dos Estados Unidos contra garantias dos talibãs de que não darão abrigo a extremistas estrangeiros, que constitui a razão inicial da intervenção americana.

O presidente Donald Trump já deu sinais de que espera pôr fim à guerra lançada pouco depois dos atentados do 11 de Setembro contra os Estados Unidos e disse que vai retirar metade dos 14.000 soldados americanos estacionados no Afeganistão.

 

sct/oh/yow/tt