ASSINE
search button

Advogado de Battisti atuou na Operação Mãos Limpas e é escritor

Davide Steccanella assumiu a defesa do italiano

Compartilhar

Davide Steccanella, o homem que defenderá Cesare Battisti daqui em diante, pode ser considerado um advogado "eclético".
Avesso aos holofotes, Steccanella, de 56 anos, conheceu seu novo cliente pessoalmente nesta terça-feira (15), em sua visita à penitenciária na Sardenha onde o italiano cumpre pena de prisão perpétua.
"Não o conhecia, o vi pela primeira vez", declarou o advogado, acrescentando que uma hora "não é suficiente" para julgar o lado "humano" de Battisti.
Steccanella começou a ganhar notoriedade ao defender policiais da Guarda de Finanças e políticos envolvidos na Operação Mãos Limpas, que desbaratou um disseminado esquema de corrupção na Itália no início dos anos 1990.
Mas sua atuação não fica restrita a casos de "colarinho branco": Steccanella já defendeu o cantor Adriano Celentano e a atriz Claudia Mori em um processo por difamação e a apresentadora Michelle Hunziker em um caso de stalking. Também se ocupou de procedimentos de matéria econômica.
O ecletismo se reflete na vida pessoal, já que o advogado é apaixonado por ópera e rock. Ele escreveu livros sobre a cantora lírica Montserrat Caballé, sobre mulheres revolucionárias e sobre o período de luta armada na Itália. Neste último, aborda os episódios da segunda metade do século passado, do "antifascismo militante à guerrilha urbana", para entender por que "muitos decidiram se armar".
Um dos protagonistas dos chamados "Anos de Chumbo" é justamente Cesare Battisti, condenado à prisão perpétua por envolvimento em quatro assassinatos cometidos na década de 1970. As mortes foram reivindicadas pelo grupo terrorista de extrema esquerda Proletários Armados pelo Comunismo (PAC), hoje extinto.