ASSINE
search button

Palestina se compromete a defender direito ao desenvolvimento na ONU

Compartilhar

O presidente palestino, Mahmud Abas, se comprometeu nesta terça-feira (15) a defender o direito ao desenvolvimento, inclusive nos países que vivem sob ocupação estrangeira, ao assumir formalmente a presidência em 2019 do Grupo dos 77 e da China.

"O direito ao desenvolvimento é um direito que nos esforçamentos para fortalecer e alcançar", declarou durante cerimônia na sede da ONU. "Devemos preservar este direito também para aqueles que vivem sob o jugo colonial e sob ocupação estrangeira".

"A Palestina não pode ser uma exceção à regra. Nós sofremos sob o judo da ocupação estrangeira", disse, reafirmando o direito de todos os povos "à livre determinação e à independência".

"A colonização e a ocupação do Estado da Palestina continuam minando nosso desenvolvimento", afirmou.

Sem citar os Estados Unidos, Abas lembrou que os palestinos almejavam um Estado que vivesse em paz com Israel, tendo Jerusalém como capital, dentro das fronteiras reconhecidas em 1967.

"Queremos um acordo justo" para os problemas dos refugiados e das prisões, detalhou.

O G77 e China (grupo da ONU que, na realidade, é composto por 134 países) "representa três quartos" dos membros das Nações Unidas e "80% da população mundial", afirmou a presidente da Assembleia Geral, a equatoriana María Fernanda Espinosa Garcés.