ASSINE
search button

Democratas nos EUA propõem fortalecer postos de controle na fronteira com México

Guillermo Arias / AFP -
Muro na divisa entre EUA e México.
Compartilhar

A presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, a democrata Nancy Pelosi (Califórnia), afirmou nesta quinta-feira que propõe um projeto orçamentário visando "construir e fortalecer" a infraestrutura dos postos de controle migratório e alfandegário na fronteira com o México como forma de destravar o impasse que mantém o governo parcialmente paralisado há quase 20 dias.

"(Proponho) Gastar o dinheiro para ter tecnologia de escaneamento, para escanear carros entrando à procura de contrabando de drogas e armas. E consertar as estradas para facilitar a imigração e o comércio nessas regiões", disse a líder de oposição em pronunciamento à imprensa. Para ela, o debate deveria ser sobre "reforma imigratória abrangente", não um muro na fronteira.

Macaque in the trees
Muro na divisa entre EUA e México. (Foto: Guillermo Arias / AFP)

Pelosi explicou estar pautando projetos de lei na Câmara com apoio bipartidário para reabrir os órgão de governo fechados pela ausência de orçamento vigente. Ontem, a Casa aprovou uma proposta para financiar e, assim, reabrir o Departamento do Tesouro. Hoje, a congressista prometeu pautar no plenário o projeto que cobre o Departamento de Agricultura para atender "a rede de segurança dos agricultores, que estão esperando, mas não recebendo o que o presidente prometeu quando fez suas políticas comerciais mal informadas".

Ainda esta semana, ela prometeu levar à votação projetos para reabrir os departamentos de Transportes, Habitação e Desenvolvimento Urbano e do Interior. "Tudo está sendo paralisado pela petulância do presidente", criticou. "Trump também está prejudicando a fé integral e a credibilidade dos Estados Unidos da América e o nosso rating de crédito se ele deixar isso continuar com declarações tão irresponsáveis de que isso (a paralisação) pode continuar por meses e anos."

Na entrevista coletiva, a deputada reeleita disse não saber se Trump "quer mesmo" um muro "ou apenas um debate sobre o muro" para provocar distração em relação aos outros problemas enfrentados pelo seu governo. Ela argumentou que os democratas deram ao presidente "exatamente o orçamento que o Departamento de Segurança Interna pediu". "Se você acredita na força dos seus próprios argumentos e da sua posição, por que você diria 'tenho que fechar o governo para as pessoas cederem ao que eu digo'?", questionou.

Indagada sobre como a oposição reagiria se o republicano declarasse emergência nacional para liberar a verba para construir o muro na fronteira com o México - ameaça repetida por Trump hoje -, Pelosi se esquivou respondendo que "se e quando" ele o fizer, a imprensa saberá a posição a ser adotada pelo Partido Democrata.