Jornal do Brasil

Internacional

EUA: Senado aprova projeto de lei para evitar fechamento do governo federal

Jornal do Brasil

O Senado dos Estados Unidos aprovou na quarta-feira à noite um projeto de lei de financiamento de emergência a curto prazo que evita o fechamento do iminente do governo federal, mas exclui os recursos que o presidente Donald Trump desejava para construir um muro na fronteira com o México.

O líder da maioria no Senado, Mitch McConnell, afirmou que a medida financiará as operações normais do governo nos atuais níveis até 8 de fevereiro, um passo a mais para que Washington evite o fechamento de algumas agências federais durante as festas de fim de ano.

O projeto de lei deve ser aprovado pela Câmara de Representantes e assinado por Trump antes da meia-noite de sexta-feira, quando os recursos vencem para agências cruciais como o Departamento de Segurança Nacional.

Os líderes republicanos e democratas deram a entender na quarta-feira que a solução provisória seria aprovada sem problemas pelo Congresso e enviada ao gabinete do presidente.

"É bom que nossos colegas republicanos no Senado finalmente tenham entendido que não deveriam fechar o governo por um muro que não tem apoio suficiente para ser aprovado na Câmara de Representantes ou no Senado e que não está respaldado pela maioria no país", disse Chuck Schumer, líder da minoria democrata no Senado.

Os assessores da Casa Branca afirmaram à imprensa que o presidente está disposto a assinar a medida, uma decisão vista como uma derrota para Trump, que havia exigido a quantia de 5 bilhões de dólares para construir um muro que, alega, controlaria a imigração ilegal.

ska/ecl/dga/fp