Jornal do Brasil

Internacional

Confira os principais acontecimentos previstos para 2019 em 10 datas

Jornal do Brasil

Segue uma seleção dos dez principais acontecimentos previstos para 2019:

1º de janeiro: eleito em outubro, o ultradireitista Jair Bolsonaro, capitão da reserva do Exército, inicia um mandato de quatro anos à frente da maior potência da América Latina.

10 de janeiro: Nicolás Maduro inicia um segundo mandato após ser reeleito em presidenciais polêmicas, em um momento em que a Venezuela está mergulhada em uma grave crise econômica e política que forçou centenas de milhares de venezuelanos a fugir do país.

23-27 de janeiro: o papa Francisco viaja novamente à América Latina para participar da Jornada Mundial da Juventude, onde pedirá mais oportunidades para os jovens centro-americanos.

24 de fevereiro: 60 anos depois da Revolução, os cubanos se pronunciam mediante referendo sobre uma nova Constituição, que reconhece pela primeira vez a economia de mercado e a propriedade privada, e abre o caminho para o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

29 de março: o Reino Unido deixa a União Europeia à meia-noite, hora de Bruxelas (20h em Brasília), um fato sem precedentes na história do bloco.

30 de abril: o imperador Akihito, que terá completado, então, 85 anos, abdica e cede o trono do Crisântemo ao seu primogênito, Naruhito.

Abril: a Índia, a democracia mais populosa do mundo, celebra eleições legislativas. O primeiro-ministro em fim de mandato, o nacionalista hindu Narendra Modi, se apresentará quase certamente a um segundo mandato.

23-26 de maio: menos de dois meses depois do Brexit, os cidadãos da União Europeia renovam o Parlamento de Estrasburgo em eleições que se anunciam um confronto entre defensores do bloco e populistas.

14 de junho-7 de julho: o Brasil sediará pela quinta vez a Copa América de Futebol, o torneio de seleções mais antigo do mundo. Catar e Japão serão os convidados desta 46ª edição.

27 de outubro: Mauricio Macri tentará se reeleger nas presidenciais, um desafio pela crise econômica que o país atravessa.