ASSINE
search button

Trump nomeia chefe de gabinete interino da Casa Branca

Compartilhar

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira que escolheu Mick Mulvaney como chefe interino de gabinete da Casa Branca, para substituir John Kelly.

"Mick Mulvaney, o diretor de Orçamento da Casa Branca, será nomeado chefe interino de gabinete, substituindo o general John Kelly, que serviu nosso país com distinção", disse Trump.

O presidente destacou que Kelly "é um grande patriota" e que agradecerá pelos serviços prestados. Kelly continuará no cargo até o final do ano.

Ele foi o último de uma longa lista de funcionários próximos a Trump a deixar uma Casa Branca cercada por problemas políticos e legais.

A nomeação do substituto de Kelly demorou mais do que o habitual e o presidente aparentemente teve mais problemas do que o esperado para preencher o cargo. Sua primeira escolha foi Nick Ayres, chefe de gabinete do vice-presidente Mike Pence, que na semana passada disse que não queria substituir Kelly.

O chefe de gabinete ou secretário geral da Casa Branca é um homem chave na presidência dos Estados Unidos. É o braço direito do presidente e coordenador da ação do governo.

Apesar dos elogios dirigidos a Kelly, Trump sugeriu durante semanas que não estava completamente satisfeito com ele.

iba/hr/llu/gm/cc