ASSINE
search button

EUA testa com sucesso míssil interceptor

Compartilhar

O Exército dos Estados Unidos testou nesta terça-feira com sucesso um novo sistema de interceptação de mísseis balísticos, que está desenvolvendo conjuntamente com o Japão.

Este lançamento é o segundo teste bem sucedido, em dois meses, do míssil SM-3 Block IIA e seus sistemas associados. O míssil interceptor é a peça central do sistema de defesa antimísseis da Otan e deve ser instalado pela primeira vez na Polônia, em 2020.

De acordo com a Agência de Defesa Antimísseis dos Estados Unidos (MDA), marines do Complexo de Testes de Defesa de Mísseis Aegis Ashore na base de Kauai, no Havaí, rastrearam e interceptaram um míssil de médio alcance com um SM-3.

O alvo do teste desta terça-feira foi um míssil de médio porte (IRBM) lançado desde um avião C-17 da Força Aérea sobre o oceano a milhares de quilômetros a sudoeste do sistema Aegis Ashore. "O empreendimento utilizou uma tecnologia sensor/comando de terra, ar e espaço e de um controle de arquitetura", destacou o MDA.

"A prova bem sucedida de hoje demonstra a efetividade da defesa europeia contra mísseis", destacou o diretor-geral da MDA, Sam Greaves. Em outubro, as forças armadas dos EUA interceptaram e derrubaram um míssil balístico de alcance médio com um SM-3. Dois testes precedentes do míssil interceptor haviam falhado, em junho de 2017 e janeiro de 2018.