ASSINE
search button

'Odeio a tortura e os torturadores', diz Salvini sobre declarações de Bolsonaro

Ministro italiano elogiou vitória do presidente eleito

Tiziana FABI / AFP -
Matteo Salvini
Compartilhar

O ministro do Interior italiano Matteo Salvini, assegurou nesta segunda-feira (10) que "odeia a tortura e os torturadores" ao ser questionado sobre as declarações feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro, que considera seu aliado.

"Eu condeno a tortura e os torturadores", afirmou Salvini durante uma entrevista coletiva na sede de Roma da associação dos correspondentes estrangeiros na Itália, manifestando sua clara oposição aos métodos defendidos por Bolsonaro.

Macaque in the trees
Matteo Salvini (Foto: Tiziana FABI / AFP)

Salvini, que elogiou a vitória de Bolsonaro, confirmou que visitará o Brasil "no começo do ano que vem", sem informar, contudo, se comparecerá à posse, em 1º de janeiro, em Brasília.

"Tomo nota do voto livre e democrático do povo brasileiro. É curioso que quando você vota em certa parte, você vota pela democracia, liberdade, futuro, progresso e direitos. Quando você vota contra o politicamente correto, você vota por regressão, fascismo, nazismo, reação, supremacia, etc", comentou Salvini com seu tradicional tom polêmico.

Ao votar pelo impeachment da então presidente Dilma Rousseff, em 2016, o então deputado federal Bolsonaro homenageou o falecido coronel Brilhante Ustra, que a havia torturado nos tempos da ditadura.

O ministro italiano evitou se aprofundar no tema, preferindo reiterar que espera que o Brasil extradite o ex-militante de esquerda Cesare Battisti, condenado por assassinato na Itália.

A extradição de Battisti, que obteve em 2010 o status de asilado político pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi solicitada por todos os governos da Itália, tanto de centro-esquerda como de centro-direita.

"Seria uma notícia muito boa. Porque isso de um condenado à prisão perpétua gozar a vida nas praias do Brasil me provoca uma ira indescritível", disse Salvini.

"Se depois de anos de conversa as autoridades brasileiras ajudarem a Itália a obter justiça, o mérito será do governo e do presidente brasileiro", acrescentou.

Battisti, de 63 anos, foi condenado à prisão perpétua na Itália por quatro homicídios na década de 1970, pelos quais se declara inocente. Ele passou cerca de 30 anos fugitivo entre México e França, onde desenvolveu uma exitosa carreira como escritor de romances policiais, antes de fugir para o Brasil, em 2004.