Jornal do Brasil

Internacional

Alerta de tsunami após terremoto de 7,5 graus perto de Nova Caledônia

Jornal do Brasil

Um terremoto pouco profundo de 7,5 graus de magnitude foi registrado nesta quarta-feira diante da costa do arquipélago francês de Nova Caledônia, desencadeando um alerta de tsunami.

"De acordo com parâmetros sísmicos preliminares (...) perigosas ondas de tsunami são possíveis nas costas situadas nos 1.000 quilômetros a partir do epicentro do terremoto", anunciou o Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico (PTWC).

Além disso, o PTWC afirmou que foram "constatadas" ondas de tsunami na região, mas não revelou onde, enquanto os habitantes de Nova Caledônia receberam mensagens de texto com ordens para que procurassem refúgio imediatamente.

Habitantes do arquipélago e da vizinha Vanuatu afirmaram, no entanto, que não sentiram o terremoto. Em Vanuatu, as sirenes de alerta de tsunami não foram acionadas.

O Centro de Estudos Geológicos dos Estados Unidos (USGC) indicou que a profundidade do terremoto foi de 10 quilômetros, com magnitude de 7,5. O epicentro foi localizado quase 300 km ao leste de Noumea, a capital da Nova Caledônia.

Vários tremores secundários foram registrados. O PTWC advertiu para a possibilidade de ondas de mais de três metros de altura em Nova Caledônia e em Vanuatu, e de um metro em alguns pontos de Fiji.

Um novo terremoto de 6,6 graus foi registrado na região da Nova Caledônia poucas horas depois do tremor de 7,5 de magnitude.

Este novo tremor aconteceu às 17H43 (4H43 de Brasília), a 200 km da ilha de Maré, ao sudeste da Nova Caledônia, indicou o USGS.

 

arb/sls/jvb/fp