ASSINE
search button

Papa recebe líder palestino e defende '2 Estados'

Reunião com Mahmoud Abbas durou cerca de 20 minutos

Compartilhar

O papa Francisco recebeu nesta segunda-feira (3), no Vaticano, o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, com quem discutiu uma "solução de dois Estados" para o conflito árabe-israelense.

Além disso, Jorge Bergoglio e Abbas defenderam uma "atenção particular a Jerusalém", segundo nota da sala de imprensa da Santa Sé, e ressaltaram a importância de "preservar a identidade e o valor universal da cidade sagrada para as três religiões abraâmicas".

"Falou-se sobre o caminho de reconciliação dentro do povo palestino, bem como sobre os esforços para reativar o processo de paz entre israelenses e palestinos e por alcançar uma solução de dois Estados, desejando um renovado esforço da comunidade internacional para ir ao encontro das legítimas aspirações de ambos os povos", diz a nota da Igreja.

Francisco e Abbas também conversaram sobre "outros confrontos que afligem o Oriente Médio e sobre a urgência de favorecer percursos de paz e diálogo, com a contribuição das comunidades religiosas, para combater qualquer forma de extremismo e fundamentalismo", conclui o comunicado.

A reunião durou cerca de 20 minutos. O ano de 2018 vem sendo marcado pela escalada da tensão entre israelenses e palestinos, principalmente na Faixa de Gaza, por conta da abertura de uma embaixada dos Estados Unidos em Jerusalém e do reconhecimento da cidade como capital de Israel, embora sua porção oriental seja reivindicada pela ANP.

Em 2014, o Papa chegou a receber Abbas e o então presidente de Israel, Shimon Peres, para um "encontro de paz" no Vaticano, mas a iniciativa não produziu frutos.